A História

A história da SPALL começa muito antes da sua fundação. As famílias alemãs que imigraram para o Brasil no século XIX continuaram a trabalhar aqui com os seus ofícios de origem. Muitas dessas famílias trabalhavam com os metais, outras tantas com madeira, e assim por diante. A Família SPALL que chegou na região de Santa Maria/RS era uma família de ferreiros, e sempre teve seus empreendimentos em áreas que se necessitava manipular metais.

Por volta do ano 1910, Carlos Spall (1887-1965) montou uma ferraria. Essa ferraria transformou-se em um Posto de Molas quando nas mãos de Antônio Lino Spall (1913-1968) e perdurou até meados dos anos 70.

Antigo Posto de Molas Antônio Lino Spall e Filhos.

No entanto, em 04 de maio de 1987 entrou em plena atividade a empresa SPALL Indústria Metalúrgica, na antiga sede do Posto de Molas. Seu fundador foi Noeli Vilmar Spall (neto de Carlos e filho de Antônio), Engenheiro Mecânico formado em 1980 pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Primeira Sede da SPALL - 1987

No início de suas atividades, a SPALL era uma prestadora de serviços, sendo que, entre esses, se destacavam os serviços de torno, plaina e fresadora. Em 1988 começou a produzir calandra de chapas e calandra de perfis, primeiramente com o objetivo de suprir uma necessidade própria desses equipamentos, que por consequência atraiu como clientes outras indústrias da região.

Calandra de Chapas produzida pela SPALL em 1988.

Em meados dos anos 90 (mesmo com a crise que assolava o Brasil) se fez necessária a remodelação da sede da empresa. A antiga sede do Posto de Molas deu lugar a um pavilhão com 650m².

Remodelação da Primeira Sede - 1992.

Em 1995 outros produtos foram inseridos no portfólio: formas metálicas, máquinas e equipamentos para indústria de pré-moldados de concreto, sendo esse um  mercado promissor e do qual a região estava carente de fornecedores.

Em 2007 a SPALL já contava com uma área fabril de mais de 2.000m², no entanto, com o volume de produção cada vez maior, bem como produtos cada vez maiores, tornou-se imprescindível a ampliação da empresa e, assim sendo, em 2010 a SPALL adquire uma área de mais de 2,5 hectares e constrói uma nova fábrica com 4.000m², iniciando suas atividades na fábrica nova no ano de 2014.

Novas Instalações da SPALL - 2014.

Com uma fábrica nova e maquinário moderno a SPALL está apta a produzir com qualidade e atender as demandas dos diversos segmentos em que atua: Agronegócio, Agroindústrias, Concreto e Combate a Incêndio.