A Empresa

A história da SPALL começa muito antes da sua fundação. As famílias alemãs que emigraram para o Brasil no século XIX continuaram a trabalhar aqui com os seus ofícios de origem. Muitas dessas famílias trabalhavam com os metais, outras tantas com madeira, e assim por diante. A Família SPALL que chegou na região de Santa Maria/RS era uma família de ferreiros, e sempre teve seus empreendimentos em áreas que se necessitava manipular metais.

Por volta do ano 1910, Carlos Spall (1887-1965) montou uma ferraria. Essa ferraria transformou-se em um Posto de Molas quando nas mãos de Antônio Lino Spall (1913-1968), sendo este empreendimento fechado logo após o seu falecimento.

Antigo Posto de Molas de Antônio Lino Spall - década de 60

Antigo Posto de Molas de Antônio Lino Spall – década de 60

No entanto, em 04 de maio de 1987 entrou em plena atividade a empresa SPALL Indústria Metalúrgica, na antiga sede do Posto de Molas. Seu fundador foi Noeli Vilmar Spall (neto de Carlos e filho de Antônio), Engenheiro Mecânico formado em 1980 pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Primeira sede da SPALL - 1987

Primeira sede da SPALL – 1987

No início de suas atividades, a SPALL era uma prestadora de serviços, sendo que se destacavam entre esses, os serviços de torno, plaina e fresadora. Com o passar dos anos foram sendo criados novos mercados de trabalho através do crescimento da empresa. Em 1988 começou a produzir calandra de chapas e calandra de materiais perfilados, primeiramente com o objetivo de suprir uma necessidade própria desses equipamentos, que por consequência atraiu como clientes outras indústrias da região.

Calandra de Chapas produzida pela SPALL - 1988

Calandra de Chapas produzida pela SPALL – 1988

Em meados dos anos 90 (mesmo com a crise que assolava o Brasil) se fez necessária a remodelação da sede da empresa. Neste mesmo período foi lançada uma linha de máquinas agrícolas de projeto próprio. Esta linha contemplava uma máquina de plantar batatas e uma de arrancar batatas, projetadas de acordo com a necessidade dos produtores da região central do Rio Grande do Sul.

Remodelação da Primeira Sede - 1990

Remodelação da Primeira Sede – 1990

No ano de 1992, a empresa iniciou a fabricação de estruturas metálicas para cobertura de pavilhões industriais e agrícolas, tendo focado a sua produção somente para este produto. A partir desse período a SPALL obteve um crescimento muito significante, alicerçado na credibilidade que conquistou desde a sua fundação.

Em 1995 Noeli Vilmar Spall fundou (em sociedade) uma empresa de pré-moldados de concreto, na qual permaneceu até o ano de 2003. Durante este período outro produto começou a ser desenvolvido na SPALL: formas metálicas, máquinas e equipamentos para indústria de pré-moldados de concreto, no entanto, apenas para consumo próprio. Após 2003 o mercado de formas e equipamentos para indústria de pré-moldados de concreto se expandiu rapidamente, visto que esses produtos poderiam ser ofertados a uma gama maior de clientes.

Ampliação da Primeira Sede - 2005

Ampliação da Primeira Sede – 2005

Em 2007 a SPALL contava com uma área fabril de mais de 2.000m², no entanto, com o volume de produção cada vez maior (bem como produtos cada vez maiores) tornou-se imprescindível a ampliação da empresa. Com os olhos no futuro, em 2010 a SPALL adquire uma área de mais de 2,5 hectares e constrói uma nova fábrica com 4.000m², iniciando suas atividades na fábrica nova no ano de 2014.

Novas Instalações da SPALL - 2014

Novas Instalações da SPALL – 2014

Atualmente os produtos da SPALL estão divididos nas seguintes categorias: Estruturas Metálicas Especiais, Formas Metálicas para Concreto, Equipamentos Industriais e Agrícolas e Sistemas de Movimentação e Armazenamento.

 [wpgmza id=”1″]